Assim como em outras datas importantes, as crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV do Grupo de Apoio NISFRAM em parceria com a Prefeitura Municipal de Sumaré – SMIADS, realizaram atividades informativas e conscientizadoras sobre o Dia da Consciência Negra.

Além de aprenderem a importância e o contexto histórico dos acontecimentos que deram origem à data, as crianças e adolescentes participaram de uma Oficina de Leitura, com o livro “Pretinha, Eu?”

Também aconteceu uma atividade de confecção de bonecas ABAYOMI – Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos navios de pequeno porte que transportavam escravos entre África e Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção – Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá.

BON13PRF BON10PRF

 

O que é o Dia da Consciência Negra

No Brasil o Dia da Consciência Negra é celebrado no dia 20 de novembro,  data da morte de Zumbi dos Palmares um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares e simbolizou a luta do negro contra a escravidão. Zumbi morreu enquanto defendia a sua comunidade e lutava pelos direitos do seu povo.

A data foi incluída em 2003 no calendário escolar nacional. Porém, somente a Lei 12.519, de 2011 é que instituiu oficialmente o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, data que ainda não é feriado em todas as cidades brasileiras.

O Dia da Consciência Negra  não quer chamar atenção apenas para a consciência afro-brasileira,  mas relembra também o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares (20 de novembro de 1695), líder da República dos Palmares – também conhecida como Quilombo dos Palmares.

BON06PRF BON20PRF

 

BON03PRF BON16PRF

Fotos: Pablo Rosa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *